O nascimento de um filho constitui um grande acontecimento na vida de uma família, exigindo mudanças e reestruturação de papéis, especialmente dos pais e mães , para o recebimento de um novo membro.

Tornar-se um progenitor representa uma mudança na associação e no funcionamento dos membros da família, modificando o equilíbrio entre trabalho, amigos, irmãos, pais e mães (Bradt, 1995). Por esse motivo, após o diagnóstico para alguma síndrome ou etiologia que represente um atraso no desenvolvimento do bebê, os pais e mães, devido a fatores emocionais, freqüentemente enfrentam períodos difíceis, especialmente relacionados à interação com seus bebês.

(Brito Dessen, 1999).

Momento da Notícia

Dar a notícia do nascimento do bebê com T21 também não é tarefa simples. Mesmo os profissionais mais experientes admitem que se faz necessário ter muita sensibilidade de maneira que as famílias se sintam satisfeitas com as informações oferecidas e acolhidas diante da nova realidade. Consideramos então, que esse momento deverá ser o primeiro evento terapêutico nessa relação que se inicia entre o profissional da saúde, pais e bebê.

A maneira como a notícia é apresentada determina não somente a imagem que os pais criam sobre seu novo filho e seu futuro, mas também suas projeções sobre o futuro de toda família. O grande desafio desse momento é proporcionar aos pais um processo de adaptação que tenha conotação positiva, com informações equilibradas, conduzindo a situação de forma que traga mais satisfação e menos frustração.

(Trissomia 21 – Nutrição, Educação e Saúde – Zan Mustacchi)

Tem alguém precisando de apoio no momento da notícia? Nós procure.